Quinta do Crasto
Tinta Roriz

O Quinta do Crasto Tinta Roriz é um vinho da gama premium produzido com 100% de uvas da casta Tinta Roriz e é apenas engarrafado nos anos em que se atinge um alto nível de qualidade e excelência.

Ao longo dos anos, a Quinta do Crasto identificou três parcelas de vinha ideais desta casta com três exposições solares – nascente, nascente-sul e poente-norte – à mesma cota de altitude e com um solo que, apesar de pobre à superfície, apresenta uma camada de argila a um metro e meio de profundidade que retém as águas de inverno e fornece assim as condições hídricas necessárias ao excelente desempenho da videira.

A Tinta Roriz é uma casta desafiante do ponto de vista enológico. Como apresenta elevada concentração de taninos, o seu maior desafio é a maturação fenólica das uvas. Esta variedade necessita do seu terroir ideal em termos de solo, de altitude e de exposição solar, com condições climatéricas favoráveis ao longo do ano, para que esta alcance a performance desejada em termos de maturação de taninos.

Posteriormente, poderá ser necessário efetuar uma vindima selecionada em cada parcela e, já na adega, é primordial executar uma vinificação de precisão, muito cuidada, de forma a salvaguardar todo o potencial que chega da vinha para obter um produto de grande qualidade.

Em alguns anos em que as condições climáticas não permitem o amadurecimento correto da Tinta Roriz, não se consegue atingir o nível de excelência qualitativa exigido pela equipa de Enologia da Quinta do Crasto e, quando isso acontece, é tomada a decisão de não produzir este monovarietal. Felizmente, nos últimos sete anos, a Quinta do Crasto tem produzido o Quinta do Crasto Tinta Roriz de forma consistente. Com estágio 100% em barricas novas de carvalho francês, o vinho Quinta do Crasto Tinta Roriz foi apenas produzido nos anos de 2003, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015.

O vinho Quinta do Crasto Tinta Roriz apresenta uma cor viva e concentrada. Aroma intenso a fruta madura, com notas de boa madeira. Grande presença na boca, macio e redondo, tudo muito bem equilibrado. Final longo e prolongado. O Quinta do Crasto Tinta Roriz 2015 é um vinho com uma cor violeta carregada, apresentando no nariz elegantes notas de esteva, muito bem integradas com complexas notas de especiaria fresca e bagas silvestres. Inicia a prova de boca de forma harmoniosa, evoluindo para um vinho de grande poder, com excelente volume de boca e taninos de textura sólida muito bem casados com aromas de frutos vermelhos. Um vinho envolvente de perfil gastronómico que termina com excelente frescura e persistência.

Os monovarietais da Quinta do Crasto são vinhos premium produzidos com 100% de uvas da respetiva variedade e apenas engarrafados em anos de excecional qualidade, nos quais a casta demonstre todo o seu verdadeiro potencial, ou seja, a expressão máxima da identidade dessa mesma variedade.

PRÉMIOS

DECANTER WORLD WINE AWARDS 2006
2003 – Gold Medal + Trophy

WINE SPECTATOR
2009 – 91 pontos / 2003 – 92 pontos / 1999 – 93 pontos / 1997 – 89 pontos

ROBERT PARKER
2011 – 94 pontos / 2009 – 90 pontos / 2003 – 93 pontos

Copyright - Quinta do Crasto, 2016