Quinta do Crasto
Touriga Franca

Produzido com 100% de uvas da casta Touriga Franca, o Quinta do Crasto Touriga Franca é um vinho monovarietal da gama premium apenas engarrafado nos anos em que a colheita atinge um alto nível de qualidade e excelência.

É pouco comum encontrar um vinho monovarietal de 100% Touriga Franca, no entanto, é uma casta muito representativa do Douro, bem adaptada à região do ponto de vista da viticultura e muito interessante do ponto de vista enológico. É uma casta que apresenta produções homogéneas e com a grande virtude de apresentar níveis baixos de álcool numa região quente como é o Douro.

Apesar destas particularidades positivas, a Touriga Franca é uma casta desafiante pois só expressa o seu verdadeiro potencial quando atinge uma maturação fenólica perfeita. O Quinta do Crasto Touriga Franca é por isso um vinho de maturação tardia, ou seja, as uvas da casta requerem bastante tempo para atingir uma correta e perfeita maturação. Para isso, a casta precisa de encontrar o seu equilíbrio, que só acontece num terroir que respeite as condições que ela exige para se transformar num vinho verdadeiramente excecional.

O Quinta do Crasto Touriga Franca apresenta uma cor violeta carregada. No nariz, impressiona pela sua intensidade e concentração de aromas de frutos vermelhos em perfeita harmonia com suaves notas florais. Na prova de boca apresenta um início intenso, evoluindo para um vinho de perfil elegante, com excelente volume de boca e taninos de textura sedosa, tudo muito bem integrado com notas de frutos vermelhos. Termina em perfeito equilíbrio, com uma extraordinária persistência e cheio de frescura. Um vinho que reflete na perfeição, a identidade da casta.

Lançado pela primeira vez em 2019, com a colheita de 2016, o Quinta do Crasto Touriga Franca é o terceiro vinho monovarietal produzido pela Quinta do Crasto, depois do Quinta do Crasto Tinta Roriz e do Quinta do Crasto Touriga Nacional, vindo assim aumentar a gama de vinhos monovarietais disponibilizados pela Quinta do Crasto.

Os monovarietais da Quinta do Crasto são produzidos com 100% de uvas da respetiva variedade e apenas engarrafados em anos de excecional qualidade, nos quais a casta demonstre todo o seu verdadeiro potencial, ou seja, a expressão máxima da identidade dessa mesma variedade.

Copyright - Quinta do Crasto, 2016