Quinta do Crasto
Touriga Nacional

O Quinta do Crasto Touriga Nacional é um vinho da gama premium produzido com 100% de uvas da casta Touriga Nacional e é apenas engarrafado nos anos em que se atinge um alto nível de qualidade e excelência.

A casta Touriga Nacional é uma variedade muito interessante na região do Douro. É uma casta muita fresca e traz jovialidade a esta região que é muito quente. A Touriga Nacional, para além de aportar frescura, apresenta uma componente aromática distinta, onde se destacam os aromas de violeta. A Touriga Nacional da Quinta do Crasto apresenta ainda uma ligeira nota mentolada que reforça ainda mais esta frescura natural da casta.

A Touriga Nacional é uma variedade muito bem-adaptada ao Douro e encontra o seu equilíbrio preferencialmente em cotas de alta e média altitude, afastada dos calores das cotas mais baixas. A Quinta do Crasto tem duas parcelas de vinha a uma cota média de 300 metros, que é onde considera que esta casta se situa melhor, e com diferentes exposições (nascente, sul, poente e norte). Nas exposições nascentes, a casta tem um comportamento na maioria dos anos muito equilibrado. Nas exposições mais poente e sul, a casta pode sofrer um pouco em anos mais quentes. Em exposições mais norte, a casta comporta-se muito bem em anos muito quentes, mas pode encontrar mais dificuldades de maturação fenólica nos anos mais frescos. Com estas diferentes parcelas, e associando as características climáticas de cada ano em particular, a equipa de enologia consegue encontrar um equilíbrio perfeito na produção do Quinta do Crasto Touriga Nacional.

O vinho Quinta do Crasto Touriga Nacional estagia 18 meses em barricas de carvalho francês que utilizam níveis de tostado ligeiros e especificamente desenvolvidos de forma a deixar sobressair a frescura e os aromas característicos da Touriga Nacional. É fundamental que durante o envelhecimento a madeira não se sobreponha às características naturais da casta. O Quinta do Crasto Touriga Nacional é um vinho muito apelativo desde o início, com aromas primários muito expressivos. Com a evolução em garrafa, ganha muita complexidade, mas mantém sempre presente esta característica da casta.

O Quinta do Crasto Touriga Nacional é um vinho de cor viva e concentrada. Aroma intenso a fruta madura, com notas de boa madeira. Grande presença na boca, macio e redondo, tudo muito bem afinado. Final longo e especiado. O Quinta do Crasto Touriga Nacional 2016 apresenta uma cor carregada, apresentando no nariz elegantes notas de violeta, em perfeita sintonia com suaves notas de especiaria fresca e frutos silvestres do Douro. Inicia a prova de boca de forma harmoniosa, evoluindo para um vinho com excelente volume e taninos de textura fina muito bem casados com aromas de violeta. Um vinho envolvente que espelha toda a identidade da Touriga Nacional e que termina com excelente frescura e persistência.

O vinho Quinta do Crasto Touriga Nacional foi apenas produzido nos anos de 2001, 2003, 2004, 2005, 2006, 2009, 2010, 2011, 2012, 2015 e 2016.

Os monovarietais da Quinta do Crasto são vinhos premium produzidos com 100% de uvas da respetiva variedade e apenas engarrafados em anos de excecional qualidade, nos quais a casta demonstre todo o seu verdadeiro potencial, ou seja, a expressão máxima da identidade dessa mesma variedade.

PRÉMIOS

REVISTA GULA VINHO DO ANO 2005
Quinta do Crasto Touriga Nacional 2001

DECANTER WORLD WINE AWARDS 2008
Quinta do Crasto Touriga Nacional 2005  – Gold Medal + Trophy

WINE SPECTATOR
2009 – 91 pontos / 2006 – 93 pontos / 2005 – 94 pontos / 2004 – 96 pontos / 2003 – 93 pontos / 2001 – 96 pontos

ROBERT PARKER
2011 – 95 pontos / 2009 – 92 pontos / 2004 – 92 pontos / 2005 – 91 pontos / 2006 – 89 pontos / 2003 – 89 pontos

Copyright - Quinta do Crasto, 2016